quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jornalistas criticam reportagem sobre “cair no Espírito” do Domingo Espetacular


Muitos profissionais questionaram a falta de representantes do movimento pentecostal dando depoimento, regra básica do jornalismo

Jornalistas criticam reportagem sobre “cair no Espírito” do Domingo Espetacular
Jornalistas de diversos veículos criticaram a reportagem do programa Domingo Espetacular que foi ao ar no último dia 13 criticando o que eles chamaram de “cai-cai”, apresentando a visão da Igreja Universal do Reino de Deus, dona da Rede Record, sobre o tema.
Tony Goes, jornalista da Folha de São Paulo foi um dos que criticou  o programa em sua coluna na F5. No ponto de vista do profissional a reportagem de 40 minutos “teve pouco de jornalismo e muito de propaganda”. O jornalista notou também que “os depoimentos foram escolhidos a dedo: só gente ‘desiludida’ com o ‘cai-cai’”.
“Ninguém do outro lado foi procurado, quebrando assim a regrinha mais básica do bom jornalismo. E tudo isto ao som de uma trilha bombástica, que insinuava espantosas revelações a qualquer momento”, critica o jornalista.
O site TN Online também falou sobre o tema e diz que o jornalismo da Record está em crise de audiência. “Ao mesmo tempo em que o “Jornal da Record” contabiliza os seus números mais baixos de audiência no ano, outro noticiário da emissora, o “Domingo Espetacular”, se vê acusado de praticar mau jornalismo contra um grupo religioso concorrente da Igreja Universal”, assina o jornalista Mauricio Stycer.
“Na prática, a reportagem foi um ataque impiedoso aos pastores que fazem apologia desta prática, com o objetivo de alertar eventuais fiéis de que o “cai-cai” é, na verdade, charlatanismo ou obra do demônio. Contrariando uma regra elementar do bom jornalismo, a Record não ouviu nenhuma voz  em defesa dos religiosos atacados ao longo dos intermináveis 39 minutos da matéria”, escreve ele.
O site Na Telinha também falou sobre a prática pouco profissional e assim como outros veículos ligaram o fato ao número de fiéis que tem se desligados da IURD e partido para outras igrejas. “O uso do jornalismo da Record para defender interesses da Igreja Universal do Reino de Deus é visto com preocupação por setores laicos da emissora”, diz o texto que também questiona a falta de representantes pentecostais dando depoimento na reportagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

12ª Conferencia Missionária da Igreja Presbiteriana Reformada Avivada do Brasil

12ª Conferencia Missionária da Igreja Presbiteriana Reformada Avivada do Brasil
Cantora. Prª Evânia Silva Ministrando

IPRAB Libertaçõa

IPRAB Libertaçõa
Domingos, Segundas,Terças,Quartas,Quintas Sexta Deus tem uma Palavra pra Você

Igreja Presbiteriana Avivada da Ladeira

Igreja Presbiteriana Avivada da Ladeira
Igreja Presbiteriana Avivada da Ladeira