Plenário da Câmara dos Vereadores no Rio de Janeiro.
A Reforma Protestante foi um movimento cristão iniciado no século 16 por Martinho Lutero, que com a publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.
 As 95 teses do monge alemão, Martinho Lutero, condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo (religião luterana). De acordo com Lutero, a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. Embora tenha sido contrário ao comércio, teve grande apoio dos reis e príncipes da época. Em suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato.
Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os cinco ‘solas’, que sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais acreditavam serem essenciais  para a prática da vida cristã. São eles: somente a fé (Sola fide); somente a Escritura (Sola Scriptura); somente Cristo (Solus Christus);  somente a Graça (Sola gratia); e glória somente a Deus (Soli Deo gloria). Esse movimento resultou na fundação de diversas igrejas  evangélicas, nos séculos seguintes, com doutrinas fundamentadas na Bíblia Sagrada.
Por iniciativa da vereadora Márcia Teixeira a Câmara Municipal do Rio de Janeiro vai celebrar o dia da Reforma Protestante, na segunda-feira (em 31/10), com entrega de moções e medalhas para instituições, personalidades e líderes cristãos. O evento acontece a partir das 18h, no plenário da Câmara dos Vereadores.
Na mesma ocasião, haverá ainda a reinauguração da Ala da Reforma Protestante, conforme resolução nº 1105/2008 de autoria da parlamentar. O site www.marciateixeira.com.br  transmitirá o evento ao vivo. Na cerimônia, haverá exibição de trechos do filme Martinho Lutero, ministração do grupo Doce Harmonia e serão homenageados os pastores Abner Ferreira (Assembleia de Deus – Madureira) e Mauricio Price (Conselheiro Nacional da SBB), o bispo José Francisco da Silva (Metodista Ortodoxa), Pastor João Emilio (PIB Irajá), o Major Lacerda (presidente da UEPMERJ) e a Associação Batista Chama Viva.Fonte: Assessoria de Comunicação. Verdade Gospel
Martinho Lutero o mentor da Reforma Protestante