A Câmara dos Deputados realizou na tarde desta quarta-feira (30) a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo (maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas com relevantes serviços prestados ao país), no Salão Negro. Neste ano, 39 pessoas de várias áreas foram reconhecidas por sua contribuição à política nacional. Entre elas está o pastor Silas Malafaia, vice-presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil indicado pelo Deputado Federal Lourival Mendes(PT do B), e subscrito pelo Deputado Federal Ratinho Jr.(PSC), além de magistrados, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Aires Brito; parlamentares, como o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o deputado estadual do RJ Marcelo Freixo; pesquisadores, como o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara; e líderes religiosos, como o missionário R. R. Soares e o apóstolo Valdemiro Santiago.
Entre os homenageados, a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa (foto), que foi muito aplaudida em função da atuação de sua instituição no projeto de aprovação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10).
Duas instituições também foram premiadas: o hospital infantil Varela Santiago e o programa educacional de resistência às drogas e à violência, ambos do Rio Grande do Norte.
O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que a medalha expressa o agradecimento da Câmara dos Deputados pelo trabalho ético e a responsabilidade cívica dos agraciados.
A Medalha do Mérito Legislativo foi criada em 1983, e entregue anualmente por indicação de líderes partidários e membros da Mesa Diretora.
  O Pastor Silas Malafaia fala sobre o recebimento da Medalha do Mérito Legislativo: “A Deus seja a honra, e a gloria, pois é Ele quem nos concede as oportunidades.  Acredito que isto também é resultado do momento que a Igreja Brasileira esta vivendo.” (Pr. Silas Malafaia)
Veja as imagens: