segunda-feira, 2 de abril de 2012

Judeus Messiânicos

Judeus Messiânicos e suas heresias.
 
Judaísmo Messiânico é uma ramificação religiosa que segue as tradições religiosas judaicas, e que também acredita na figura de Yeshua de Nazaré como sendo o Messias esperado pela tradição judaica. Este Yeshua, descendente do rei Davi, que iria reconstruir a nação de Israel e restaurar o reino de Davi, trazendo paz ao mundo. 

O moderno Judaísmo Messiânico é um movimento surgido no século XX nos EUA, originado do Hebreu-Cristianismo, nascido na Inglaterra no século XIX. O judaísmo em geral rejeita o Judaísmo Messiânico/Nazareno como sendo um ramo do judaísmo.

Por incrível que pareça, estes grupos Messiânicos são apoiados por Igrejas Evangélicas, que atualmente tem promovido uma aceitação das tradições judaicas, como o uso de músicas e orações em Hebraico. Adotam as festas religiosas judaicas. Usam itens como kipá e talite, além de uso de nomenclatura e termos de origem judaica(como rabino). Mas negam muitas vezes outras tradições judaicas, e alguns aspetos doutrinários da Tora, ou seja, acabam não sendo nem judeus e nem cristãos.

O governo de Israel não reconhece Judeus Messiânicos como Judeus.

Suas principais heresias:

Sobre Yeshua 

Yeshua é para os Judeus Messiânicos, o Messias Judeu. O principal grupo Messiânico crê em Yeshua como sendo "A Tora ( Palavra feita carne )" (João 1.14 ). Quanto à Divindade de Yeshua, no entanto os grupos se divergem.

Sobre a Trindade

Alguns refutam a idéia da Trindade, entendendo que YHWH é um apenas. Para isso, baseiam-se em Deuteronômio 6.4, que diz: "Ouve ó Israel, O Eterno nosso YHWH é o Único YHWH. (Para saber mais sobre a Trindade clique aqui)

Os judeus são um povo que apesar de ser povo da Velha Aliança, não se pode negar que são alvorotados contra a cosmovisão do cristianismo. Seu Maior erro foi e é não querer entender a Grande Salvação que o Eterno lhes preparou. Estão esperando o Messias para livrá-los de seus inimigos. Porém não se dão conta de que o que eles aguardam ansiosamente já veio. Eles vão descobrir isto após serem cercados por seus inimigos. Quando não lhes restar outra opção, então reconhecerão que aquele que mataram na cruz, é Este que os livrará de seus inimigos. Não mais o filho de um carpinteiro, o qual pediram para que fosse crucificado, mas o verão como Rei de reis e Senhor dos senhores. 

A carta aos Hebreus narra aquilo que os Judeus Messiânicos negam. No capítulo 1.1-9 diz: "Muitas vezes e de muitas formas, YHWH falou no passado a nossos pais por meio dos profetas. Nesta etapa final nos falou por meio de seu Filho, a quem nomeou herdeiro de tudo, por quem criou o universo. Ele é reflexo de sua glória, expressão do seu ser, e tudo sustenta com a Sua Palavra Poderosa. Realizada a purificação dos pecados, sentou-se no céu à direita da Majestade; tão superior aos anjos, quanto é mais excelente o título que herdou. Pois, a qual dos anjos disse alguma vez: Tu és meu filho, eu hoje te gerei ? E em outro lugar: Eu serei para ele um pai, ele será para mim um filho? Da mesma forma, quando introduz no mundo o primogênito, diz: Que todos os anjos o adorem. Aos anjos diz: Ele faz dos ventos seus anjos, das chamas de fogo seus ministros. Ao Filho, ao contrário, lhe diz: Teu trono, Ó YHWH, permanece para sempre, cetro de retidão é teu cetro real. Amaste a justiça, odiaste a iniqüidade; por isso YHWH, o teu YHWH, te ungiu com perfume de festa entre todos os teus companheiros".

O autor da carta aos Hebreus deixa claro no seu conteúdo teológico que Ha Mashiach ( O Messias) é YHWH, superior aos anjos, criador do universo e sustenta todas as coisas pelo seu poder. O próprio YHWH no verso 9, refere-se a Ha Mashiach ( O Messias) como sendo verdadeiro YHWH.
Portanto Judeus Messiânicos cometem os mesmos erros dos antigos israelitas, que no deserto foram rebeldes e de dura cervis. Ainda hoje, continuam rejeitando as verdades mais sublimes. O Messias é o Ha Mashiach ( O Messias), YHWH criador de todas as coisas – A segunda pessoa da Trindade. Porém Judeus e Judeus Messiânicos continuam tropeçando na pedra de tropeço. Ha Mashiach ( O Messias) é o fundamento de todas as coisas animadas e inanimadas.

A palavra YHWH (theos) atribuída a Ha Mashiach ( O Messias), é também no Novo Testamento atribuída a YHWH Pai. Em todos esses trechos a palavra "Deus" é usada para indicar o Criador e governante de tudo.

No Velho Testamento, portanto bem conhecido dos Judeus Messiânicos também apresentam Ha Mashiach ( O Messias) como YHWH. Em Isaías 9.6, Diz:"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, YHWH Forte..."

O próprio Ha Mashiach ( O Messias) se declara YHWH quando Ele diz: Em verdade, em verdade vos digo:"Antes que Abraão existisse, EU SOU" (João 8.58).

Os líderes judaicos reconheceram de imediato que Ele não estava falando por enigmas nem pronunciando insensatez: quando disse: "EU SOU", estava repetindo as palavras que o Próprio YHWH usou (Êxodos 3.14). 

Em relação à doutrina da Trindade, os Judeus Messiânicos não compreendem que não são três deuses, mas Um Só YHWH. Pois os mesmos atributos pertencentes a YHWH, também são pertencentes a Ha Mashiach ( O Messias) e ao Espírito Santo. A Trindade Constitui-se do Pai, Filho e Espírito Santo. Uma só substância, um só elemento e três pessoas distintas na Divindade formando o YHWH Bíblico.

A doutrina da Trindade é uma das mais importantes da fé Cristã. Apesar da palavra Trindade não ser encontrada na Bíblia, podemos em várias passagens do Antigo Testamento, assim como do Novo Testamento, encontrar claramente a percepção que YHWH existe em mais de uma pessoa. Somente quem está com os olhos encobertos pela incredulidade é que não consegue chegar a esta razão, pois a doutrina da Trindade se revela progressivamente na Bíblia. Assim como Ha Mashiach ( O Messias) se revelou na plenitude dos tempos, o conhecimento sobre a Trindade foi um presente de YHWH para a raça humana.

O último verso de 2 Co13.13, mostra claramente a idéia da Trindade, o texto diz: "A graça do Senhor Yeshua Ha Mashiach ( O Messias), e o amor de YHWH, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

Portanto os Judeus Messiânicos continuam errando naquilo que tropeçaram. Negam a Ha Mashiach ( O Messias) como sendo YHWH, e não aceitam a YHWH como Trindade. Que o Eterno possa abrir os olhos do entendimento dos Judeus e Judeus Messiânicos, para que compreendam esta tão grande salvação.

O Sábado

Outra bandeira do judaísmo messiânico é a doutrina envolvendo a guarda do sétimo dia. Colocam isso como apenas um dia de celebração, e não mais um ato cerimonial da Lei, mas na questão prática da vida da igreja acabam impondo esse ponto doutrinário.

Algumas considerações aqui se tornam então necessárias:

Em primeiro lugar, a moral sabática não se refere a um dia especifico da semana. Diz que devemos trabalhar seis dias e descansar no sétimo, ou seja, um dia de descanso semanal. No calendário romano cristão o dia de descanso é o Domingo, descansando nele estamos de acordo com a moral sabática – “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho” (Ex. 20:9).

Segundo, se partirmos do princípio da criação, para construir o calendário, a história se complica. YHWH criou o homem no sexto dia (Gn. 1:26, 27), o sétimo dia da criação foi, portanto, o primeiro dia da semana do homem. Não se justificaria o homem ser criado em um dia e já descansar no próximo. Assim, o sétimo dia de YHWH é o primeiro do homem. Seguindo a semana, de acordo com essa lógica da semana da criação, o dia de descanso do homem seria na Sexta-feira e não o Sábado. 

Terceiro, Josué parou o sol pelo período de quase um dia, somando-se a isso o retrocesso do relógio de Acaz, temos um dia inteiro em que o tempo teria ficado parado (Js. 10; Is. 38:8), assim a semana foi alterada e o Sábado virou Domingo! 

Quarto, os dias da criação provavelmente não eram dias de 24 h, mas grandes períodos de tempo, pois como Adão teria visto as luminares, se a velocidade da luz das estrelas que vemos demorou milhares de anos para chegar até nós? 

Quinto, em qual fuso horário deve-se guardar o Sábado? Pois quando é Sábado em um país é domingo em outro, como resolver essa problemática para que todos no planeta guardem o mesmo shabath de YHWH? 

Sexto, o Sábado deveria ser guardado do pôr-do-sol ao pôr-do-sol (Lv. 23:32). Então, como fazem os sabatistas do extremo norte para obedecer a esse mandamento, visto que o sol pode demorar meses para se pôr? 

Por último, o próprio YHWH trabalhou no sétimo dia, veja – “Ora, havendo YHWH completado no dia sétimo a obra que tinha feito” (Gn. 2.2). E segundo o evangelho de João Ele nunca parou de trabalhar (cf. Jo. 5.17).

Conclusão

Nesta breve contestação mostramos somente algumas coisas que faz com que o CACP não recomende o Judaísmo Messiânico como um movimento saudável e de evangelização de judeus – como querem alguns, mas como mais um movimento herético que precisa ser rejeitado e refutado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

12ª Conferencia Missionária da Igreja Presbiteriana Reformada Avivada do Brasil

12ª Conferencia Missionária da Igreja Presbiteriana Reformada Avivada do Brasil
Cantora. Prª Evânia Silva Ministrando

IPRAB Libertaçõa

IPRAB Libertaçõa
Domingos, Segundas,Terças,Quartas,Quintas Sexta Deus tem uma Palavra pra Você

Igreja Presbiteriana Avivada da Ladeira

Igreja Presbiteriana Avivada da Ladeira
Igreja Presbiteriana Avivada da Ladeira